Universidade se aproxima das comunidades em café da manhã no Assentamento Estrela com ações do Mercado Escola e do Observatório do Cooperativismo da UFMS
No dia 3 de maio de 2025, o Assentamento Estrela recebeu uma ação importante para o fortalecimento das relações entre a Universidade e as comunidades locais. A responsável técnica do Mercado Escola da UFMS, professora Aline Gomes da Silva, idealizou e coordenou o evento, que contou com a presença do Observatório do Cooperativismo da UFMS, que apresentou as ações e os aplicativos criados no âmbito dos projetos de extensão voltados ao estudo do cooperativismo e da economia solidária: o Obcoop Coleta e o Mercado Solidário.
O evento teve como foco o diálogo direto com os moradores e trabalhadores da economia solidária, apresentando propostas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Durante a atividade, o Observatório do Cooperativismo da UFMS (OBCOOP/UFMS) marcou presença com sua equipe, apresentando os aplicativos e sistemas desenvolvidos para fortalecer a organização e a gestão dos empreendimentos solidários.
A manhã foi marcada por trocas de experiências, escuta ativa e demonstrações práticas das ferramentas, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social. Para o professor Alessandro Arruda, coordenador do Observatório, ações como essa reforçam o compromisso da UFMS e o Observatório com a comunidade, e mostram que a extensão universitária pode, sim, ser a ponte entre o conhecimento acadêmico e as práticas concretas de organização popular.
A iniciativa reafirma a importância do estreitamento dos laços entre universidade e comunidades, especialmente por meio dos projetos de extensão que estudam e apoiam o cooperativismo, a economia solidária e a autogestão como alternativas sustentáveis e democráticas de desenvolvimento.
Texto: Arlindo Machado
Fotos: Arthur Penna Ayres