Encontro Nacional em Salvador Celebra 20 Anos de Economia Solidária e Políticas Públicas
Durante os dias 2, 3 e 4 de Agosto, a cidade de Salvador, Bahia, sediou um evento de grande importância: o Encontro Nacional em comemoração aos 20 Anos da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária. O encontro reuniu autoridades, gestores e entusiastas dessa abordagem econômica alternativa, visando aprofundar os avanços, promover trocas de experiências e fortalecer a agenda de políticas públicas para a Economia Solidária no Brasil.
O evento trouxe aspectos positivos para a meta 2 do curso de especialização agente local, trabalho, emprego e renda, pois enfatizou a importância da comercialização como alternativa à geração de trabalho e renda. A economia solidária e a agricultura familiar são elementos chave no curso e, o evento proporcionou a participação da professora, conhecendo diversos grupos que servem de inspiração e exemplo a ser seguido.
Além disso, a Mostra Expositiva da Economia Solidária na Bahia foi uma parte significativa do evento, com a participação marcante dos Centros Públicos de Economia Solidária (CESOL). Produtos de diversas regiões foram exibidos, incluindo licores, mel orgânico, castanhas de licuri, chocolates, biscoitos, geleias e artesanatos.
Entre os temas discutidos, um dos destaques foi “Desafios e Soluções nas Políticas Públicas de Economia Solidária no Brasil”. Houve um chamado para ampliar os diálogos, promover maior articulação entre os estados e estimular a formação de redes, incluindo incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs) e a atenção às tecnologias sociais.
A Professora Dra. Luciane Cristina Carvalho participou da discussão sobre “Políticas Públicas de Economia Solidária: Instrumentos de Viabilidade e Fortalecimento”, destacando a importância da comercialização e da expansão dos diálogos com bancos comunitários. Durante o evento, ela também interagiu com Joaquim de Meio Neto, criador do Banco Palmas, e membros do banco social de Maricá-RJ. Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios com experiência em moedas sociais também compartilharam suas vivências, como Indiaroba-SE e Diadema (em fase de implantação).
O Encontro Nacional em Salvador foi um momento enriquecedor de celebração, trocas e aprendizado, reafirmando o compromisso de promover uma economia mais solidária, inclusiva e sustentável no Brasil.
Caleb Luís Gonçalves Freitas Roque Lopes, Comunicação OBCOOP