Excelente tarde de reunião entre a equipe dos Observatórios da ESAN e da OCB-MS

Postado por: Marcel Lopes

No dia 18/09 os membros dos observatórios da ESAN – Escola de administração e negócios da UFMS estiveram na OCB/MS: Prof. Alessandro Gustavo Souza Arruda, Prof. Geraldino Carneiro de Araújo, Prof. Leonardo Dresch e Prof. Odirlei Fernando Dal Moro; em reunião com a equipe da OCB/MS: Fabricio Soares Rodrigues, coordenador da área de monitoramento com parte de sua equipe de analistas: Roberto Llano, Hugo Reis, Luan Nascimento, Paulo Marcos Ciro. Ainda estiveram presente Ilda Carvalho, da área de Gestão de Dados e Juarez Pereira,Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas.

A reunião foi para tratar de todo o ecossistema de inovação criado para coleta e tratamento dos dados primários e secundários que estão chegando no Observatório da UFMS. Os dados secundários estão vindo dos bancos de dados das instituições que possuem acordo de cooperação para intercâmbio dos dados segundo a LGPD. Os dados primários estão vindo dos aplicativos construídos através do convênio com a fundação do trabalho de Mato Grosso do Sul – Funtrab. Nesta reunião, também tratamos de apresentar o aplicativo Mercado solidário aos analistas da OCB-MS, um marketplace gratuito para a população de Mato Grosso do Sul.

Na visão do Coordenador do Monitoramento da OCB/MS, Fabricio Soares Rodrigues: “quando todos os dados estiverem populados, o Obcoop terá uma boa chance de proporcionar relevante contribuição para o entendimento do cooperativismo no Mato Grosso do Sul”. Quanto ao aplicativo Mercado Solidário, na visão do Gerente de Desenvolvimento, Sr. Juarez Pereira, é importante criar mecanismos para controlar a qualidade dos produtos que serão ofertados de modo que os compradores não se decepcionem com as aquisições efetuadas neste aplicativo”.

Esta importante instituição para o observatório firmou acordo de cooperação para intercâmbio de recursos de dados, humanos e de instalações ainda em 2023. A cooperação entre a UFMS e a OCB/MS, ao mesmo tempo que proporciona novos Insights de pesquisa e extensão, fortalece o cooperativismo no Mato Grosso do Sul. Ambas as equipes saíram fortalecidas e ansiosas para tratar os dados e contribuir ainda mais com o crescimento deste importante setor da economia do MS.