OBCOOP Coleta: Nova ferramenta tecnológica com parceria da UFMS e Funtrab impulsiona a economia solidária no Estado

Postado por: UFMS

Campo Grande (MS), 25 de julho de 2025 — Em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Observatório do Cooperativismo e da Economia Solidária da UFMS (OBCOOP/UFMS) lançou oficialmente o aplicativo Obcoop Coleta, ferramenta que traz inovação para coletar e gerenciar dados de pequenos produtores, grupos formais e informais, e cooperativas no Mato Grosso do Sul.

Tecnologia a serviço da inclusão produtiva

Desenvolvido no âmbito do convênio Funtrab-Prodes, o aplicativo será utilizado exclusivamente por agentes previamente cadastrados, com o objetivo de coletar dados de produtores, grupos informais, associações e cooperativas. A operacionalização da ferramenta permitirá a formação de uma base de dados primários para subsidiar diferentes estudos. O sistema também está integrado ao aplicativo Mercado Solidário, que será utilizado para validar o cadastro dos produtores.

A solução tecnológica apresenta uma interface intuitiva e acessível, desenvolvida para garantir a coleta de dados qualificados que subsidiem a formulação e o aprimoramento de políticas públicas de inclusão produtiva, bem como o fortalecimento de estratégias voltadas à comercialização e certificação de produtos oriundos da economia solidária.

Participação institucional e parcerias estratégicas

O evento reuniu autoridades do poder público, representantes de cooperativas, lideranças da sociedade civil, docentes, estudantes e membros de instituições parceiras. A iniciativa é coordenada pelo professor Alessandro Arruda, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é resultado da cooperação entre o OBCOOP/UFMS e Funtrab, e contou com o apoio institucional da Semadesc, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), da UFMS e de organizações vinculadas à economia solidária.

Durante a abertura do evento, o coordenador do OBCOOP/UFMS, professor Alessandro Arruda, destacou a importância da ferramenta, dissertou sobre o lançamento e enfatizou que aplicativo inaugura uma nova fase de coleta de dados e compartilhamento de informações entre instituições públicas, o que permitirá que várias instituições possam realizar a coleta e atualização dos mesmos dados de forma automatizada e online. O Coordenador também fez um resumo histórico e lembrou o início da jornada, que começou em 2022 a partir de uma demanda pública voltada à compreensão e ao fortalecimento da economia solidária em Mato Grosso do Sul como estratégia de geração de renda.

Também discursaram a Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professora Camila Ítavo, o secretário de Estado Jaime Verruck e a diretora da Funtrab, Marina Hojaij Carvalho Dobashi. As falas destacaram a importância da parceria entre a Universidade e a ampla rede de organizações envolvidas direta ou indiretamente no desenvolvimento econômico e sustentável do estado.



Demonstração e próximos passos

A programação contou ainda com uma apresentação técnica do aplicativo, conduzida pelo Coordenador Alessandro Arruda. Os participantes puderam visualizar o funcionamento da plataforma, tirar dúvidas e conhecer os critérios para cadastramento de cooperativas e usuários. Segundo o professor Alessandro, o próximo passo é ampliar a base de usuários e promover oficinas de capacitação com os cooperados, já que o aplicativo é uma ferramenta viva, que será aprimorada com base nas demandas do território e da comunidade.

O lançamento do Obcoop Coleta representa um marco significativo na integração entre tecnologia, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. Fruto da cooperação entre a UFMS, Funtrab e Governo do Estado, a ferramenta se consolida como um instrumento estratégico para mapear e fortalecer iniciativas da economia solidária, especialmente em territórios vulnerabilizados. Ao reunir dados qualificados, promover a visibilidade de empreendimentos e apoiar a formulação de políticas públicas, o aplicativo reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a geração de trabalho, renda e cidadania. A expectativa é de que, com sua ampliação, o Obcoop Coleta contribua de forma efetiva para um modelo de desenvolvimento mais justo, colaborativo e sustentável em todo Mato Grosso do Sul.

Texto: Arlindo Machado
Fotos: Alessandro Arruda (OBCOOP/UFMS) e Juliana Zanlorenzi (Funtrab)