Perfil Profissional do Egresso do PROALTER

Para determinação do perfil do egresso, convencionou-se, a princípio, uma visão desejável baseada em atitudes. Portanto, espera-se que estes estudantes sejam proativos; comprometidos; tenham atitudes responsáveis e pautem por decisões pessoais e profissionais reguladas pela ética, moralidade e legalidade; promovam a capacidade de liderança, a comunicação efetiva, assertiva e interpessoal; reconheça as diferenças entre as pessoas e valorize a diversidade organizacional; resolva problemas por meio dialógico; seja criativo e flexível face às constantes transformações sociais e organizacionais. De forma complementar, o egresso deve ser apto à:

a. Compreender a importância do cooperativismo e associativismo no processo de desenvolvimento econômico, na sustentabilidade e cultura das comunidades;
b. Planejar, organizar e estruturar cooperativas e associações produtivas da agricultura familiar;
c. Realizar ações estratégicas de desenvolvimento da governança na gestão de cooperativas;
d. Estimular e apoiar o fomento ao cooperativismo;
e. Promover a educação cooperativista;
f. Instruir no planejamento financeiro para negócios baseados em economia solidária;
g. Identificar modelos de gestão cooperativista;
h. Estimular a produção de micro e pequenas propriedades como forma de geração de trabalho e renda;
i. Realizar atividades de planejamento, operação, controle e avaliação dos processos organizacionais de cooperativas e associações.
j. Promover debates e campanhas a população com a finalidade de conscientizar sobre o papel do cooperativismo e da economia solidária.