Relatório de evolução antes e depois dos ALTER

Salvar/imprimir arquivo
relatorio-ex-ante-v2.2_final Salvar/imprimir arquivo

A análise da economia solidária em Mato Grosso do Sul evidencia um cenário promissor, no entanto, a descontinuidade de políticas públicas nacionais ressaltam a necessidade de ações mais estruturadas e integradas. A descontinuidade de políticas públicas prejudica ações voltadas à economia solidária, causando instabilidade e comprometendo o desenvolvimento sustentável do setor.

Para impulsionar a economia solidária no estado, é crucial investir em coleta de dados sistematizada, que permita um conhecimento mais aprofundado do universo da economia solidária em MS. A criação de um sistema de informações abrangente e atualizado possibilitará a identificação de gargalos, o monitoramento de resultados e a formulação de políticas públicas mais eficazes. Neste sentido o OBCOOP desenvolveu dois aplicativos e a geração de informações.

O aplicativo OBCOOP Coleta obcoop.ufms.br/obcoop-coleta coleta e gera informações (dados primários) que são organizados e compartilhadas no item OBCOOP Coleta / Produtores e Empreendimentos de Economia Solidária acesso público e acesso administrativo

E ainda, o aplicativo Mercado Solidário obcoop.ufms.br/obcoop-solidario, aplicativo também desenvolvido pelo OBCOOP, gera informações no item Estatística do Mercado Solidário acesso administrativo de informações sociodemográficas e acesso administrativo de uso

No site do OBCOOP é possível acessar Painéis de Indicadores obcoop.ufms.br/painel com informações públicas sobre a evolução do Projeto de Convênio FUNTRAB-PRODES, Cooperativas em MS e Estudantes PROALTER; Painéis Gerenciais do OBCOOP (com acesso restrito) sobre Projetos UFMS/Tático Convênio FUNTRAB-PRODES e a Gestão Financeira Convênio FUNTRAB-PRODES.

Todos estes painéis foram criados para apresentar um relatório on-line, em tempo real, das ações desenvolvidas por meio deste convênio. Diante disto, a Meta 1 tem um site com as informações do OBCOOP/UFMS (entregue e atualizável); um grupo e um projeto de pesquisa (aprovados e em andamento) e apresentará produtos científicos para leitura e reflexão (em desenvolvimento); um relatório com os dados coletados em outras bases (em desenvolvimento); e, um painel com os dados primários coletados pelos aplicativos desenvolvidos (em andamento). Todas essas ações poderão subsidiar políticas públicas de trabalho e renda da FUNTRAB que são citadas no Estatuto.