Reunião na Funtrab marca o período de promoção e disseminação dos aplicativos
No dia 23/07, pela manhã, houve nova reunião entre a Funtrab e o Obcoop para alinhar a promoção e a disseminação dos aplicativos construídos para o convênio intitulado “Construção do Observatório do Cooperativismo e da plataforma de avaliação deEconomia Solidária a fim de apoiar as ações do PRODES”.
Acordado em 2022 no valor de R$ 1,3 milhões, o convênio tem por objeto a conjunção de esforços entre os partícipes para a execução do Projeto de Desenvolvimento Institucional que possui, em seu bojo, 4 metas:
- Criar uma plataforma de dados on-line, para pesquisa e avaliação do PRODES e de empreendimentos de gestãosocial, associativismo, cooperativismo e economia solidária;
- Criar programa de especialização e certificação de Agentes de Agentes Locais de Trabalho, Emprego e Renda(PROALTER);
- Criar aplicativo digital para coleta de dados, avaliação e desenvolvimento de empreendimentos da EconomiaSolidária no MS; e,
- Criar aplicativo digital para compatibilização de demanda com a ofertade empreendimentos da economia solidária.
Uma vez construído o site, as ferramentas, sistemas, o curso e os aplicativos do Observatório, ficou definido – nesta reunião – que o foco agora é a promoção e disseminação destes aplicativos. Para tanto, acordos de cooperação serão construídos com o objetivo de entregar e difundir, às diversas instituições e as pessoas físicas que transitam neste setor econômico, as diversas ferramentas construídas pelo Observatório do cooperativismo e da Economia Solidária, o Obcoop.
Com os sistemas construídos será possível acompanhar, com acurácia e tempestividade, o desenvolvimento do cooperativismo, da agricultura familiar e da economia solidária e criativa no estado de Mato Grosso do Sul. A plataforma de dados e os aplicativos não somente auxiliam os gestores públicos e os produtores em suas demandas de apoio técnico e comercialização, mas também fornecem boas informações sobre o desempenho deste setor da economia do estado.
Nesta reunião, importantíssima para o desenvolvimento do projeto, a Secretaria de meio ambiente, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação do Estado de Mato Grosso do Sul – SEMADESC esteve presente por meio do Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Sr. Humberto de Mello Pereira. A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer também esteve representada através da Gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Sra Izabel Cristina Correa Leandro Pereira. Na oportunidade também se discutiu a ampliação dos acordos de cooperação para contemplar a Agraer com estes sistemas.