Tarde de reunião para alinhamento do encerramento do Obcoop

Postado por: Observatório

Na tarde da sexta-feira, 14 de fevereiro, a equipe do Observatório do Cooperativismo (Obcoop) da UFMS se reuniu para tratar dos próximos passos e diretrizes a serem adotadas na reta final do Projeto. Traçaram também um panorama qualitativo das ações executadas até o momento. O Coordenador Alessandro Arruda resumiu que todas as metas pactuadas com a Fundação do Trabalho (Funtrab/MS) foram atendidas, e que o Projeto com a Fundação será finalizado no prazo estipulado no Plano de Trabalho vigente, mas que, no futuro, o Observatório continuará em atividade.

Em uma linha do tempo breve, o Coordenador resgatou toda a trajetória do Observatório, com memórias de Gestores governamentais que atuaram durante todo o período de execução dos trabalhos. Também foi realizado um breve levantamento dos recursos investidos, do saldo remanescente e do que há de previsão para aplicação.

Outro ponto importante elencado pelo Professor Alessandro foi a constatação da evolução dos números existentes de Cooperativas anteriormente cadastradas e os dados cadastrados atualmente, que mostram claramente a evolução do levantamento da quantidade de cadastros. Com isso, o Observatório será entregue à Funtrab/MS com um banco de dados completo que documenta informações de todas as Cooperativas existentes no Estado.

Entre as lembranças e planejamentos para o futuro, alguns membros do Projeto fizeram análises e breves relatos sobre as experiências ao participarem da evolução do Observatório.

O primeiro deles foi do Coordenador da Meta 4, Professor Awdren de Lima Fontão, que agradeceu a troca de experiência e conhecimento que o Projeto possibilitou, e deixou o curso de Engenharia de Software da Faculdade de Computação (Facom/UFMS) de portas abertas para novas parcerias que beneficiem os alunos e tragam experiências e práticas reais de mercado, agregando ao portfólio dos acadêmicos. “[…] ter contato com outras pessoas que são especialistas nos domínios, que têm outros conhecimentos técnicos […], agregou muito na formação dos nossos alunos.”.

Já o Professor Hudson Silva Borges, Coordenador da Meta 3, relatou a satisfação, enquanto professor pesquisador, da experiência em fazer parte de um Projeto relevante e bem estabelecido, além da importância acadêmica que o Convênio tem para a curricularização dos acadêmicos. Ele também trouxe a análise de possíveis melhorias em alguns aspectos de logística e funcionamento dos aplicativos.

Entre um depoimento e outro, houve a análise administrativa e orçamentária do Projeto, para traçar o esboço de como será aplicado o saldo disponível. Durante essa análise, foi constatado pelo Coordenador Alessandro Arruda o importante fato de que o valor investido para o desenvolvimento de cada aplicativo entregue foi muito inferior ao cobrado no mercado.

“Mostrar que foram construídos dois aplicativos por menos de duzentos mil reais [cada], é prova clara de que a iniciativa pública, quando é bem feita, é bem mais barata, e faz melhor!”, disse o Coordenador sobre as estimativas de valores para desenvolvimento de aplicativos praticados pelo mercado e o valor executado pelo Observatório.

A Professora e Coordenadora da Meta 2, Luciane Cristina Carvalho, trouxe o planejamento logístico e financeiro para a participação de alunos e cooperados nas conferências municipal e estadual da economia popular e solidária que acontecerão no primeiro semestre de 2025.

Serão conferências locais da economia popular e solidária, em datas a serem divulgadas, realizadas nas cidades de Corumbá e Ladário, Aquidauana e Anastácio, Campo Grande e Sidrolândia, Dourados e Terenos. Por fim, haverá uma conferência Estadual, com data prevista para os dias 28 e 29 de maio, no município de Campo Grande.

“As conferências são para discutir e entender quais são as demandas locais que eles têm, onde formarão as propostas e irão debater de acordo com os eixos temáticos de cada município.”, explicou Luciane Cristina. Com isso, o objetivo principal das participações é utilizar as conferências como meio de cadastro de agricultores para enriquecer o banco de dados do Observatório.

Uma das ações traçadas para o futuro próximo do Observatório foi trazida pelo Professor Geraldino Carneiro de Araujo, Coordenador da Meta 1. Ele apresentou novas perspectivas de possíveis parcerias para agregar e enriquecer o banco de dados dos produtores rurais, para povoar o aplicativo.

O responsável pelo desenvolvimento tecnológico do Observatório, Danilo de Oliveira Cezar, fez uma análise minuciosa do ambiente de produção e das informações contidas no site do Obcoop, que traz evoluções e acompanhamento da utilização dos aplicativos disponibilizados.

O Professor Leonardo Dresch teceu diversos agradecimentos e elogios sobre a experiência em participar do desenvolvimento do Obcoop e falou sobre a força que o cooperativismo tem em Mato Grosso do Sul. “O observatório tem um potencial gigantesco e a Funtrab/MS foi um bom passo inicial. O Observatório tem condições plenas para caminhar […].”. Além disso, frisou a necessidade da divulgação de todo o trabalho desenvolvido, informações coletadas e instituições envolvidas no Convênio.

Ao encerrar a reunião, o Coordenador Alessandro Arruda agradeceu o empenho e a participação de todos os membros no Convênio.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Observatório de Cooperativismo da UFMS.